sábado, 22 de março de 2008

VALVAS CARDÍACAS

ou Válvulas cardíacas são estruturas formadas basicamente por tecido conjuntivo (1) que se encontra à saída de cada uma das quatro câmaras do coração. As valvas abrem-se para deixar o sangue fluir quando as câmaras se contraem, e fecham-se para evitar que ele reflua quando as câmaras relaxam. O sistema valvular também ajuda a manter pressões diferentes nos lados direito e esquerdo do coração.


Consistem em pregas delgadas de tecido conjuntivo denso, revestidas por endotélio, bastante resistentes, embora flexíveis, presas em sua base anéis valvulares fibrosos. Os movimentos dos folhetos valvolares são, essencialmente, passivos, e a orientação das válvulas cardíacas é responsável pelo fluxo unidirecional de sangue pelo coração.

O coração possui quatro valvas. Diferenciam-se significativamente em estrutura. São: => as valvas atrioventriculares que separam os átrios dos ventrículos. A valva mitral e a valva tricúspide são conhecidas coletivamente como valvas atrioventriculares por que elas se localizam entre os atrios e os ventrículos e controlam o fluxo sanguíneo. Incluem:
a) a valva tricúspide;
b) a valva mitral ou bicúspide

=> as valvas semilunares estão situadas entre cada ventrículo e sua artéria correspondente. Cada valva contém três cúspides ou folhetos de tecido e incluem as valvas pulmonar e aórtica. Estas valvas são assim chamadas por causas das cúspides em forma de crescente. A valva pulmonar abre-se livremente quando o ventrículo direito (VD) se contrai e o sangue é ejetado para os pulmões, e então fecha-se quando os ventrículos relaxam. A valva aórtica abre-se quando o ventrículo esquerdo (VE) se contrai para propelir sangue na circulação principal. Quando o VE se relaxa, a pressão na aorta faz a valva ficar fechada.

TRICÚSPIDE - Possui três folhetos. Permite o fluxo sangüíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito. São mais finas do que as da valva mitral.

MITRAL OU BICÚSPIDE - Possui dois folhetos que são móveis e podem abrir e fechar-se rapidamente. É um funil com forma de uma mitra - um adereço triangular de cabela usado por bispos e abades. Permite o fluxo sanguíneo entre o átrio esquerdo e o ventrículo esquerdo.

AÓRTICA - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo esquerdo em direção à aorta.

PULMONAR - Permite o fluxo sanguíneo de saída do ventrículo direito em direção à artéria pulmonar.

Elas permitem o fluxo de sangue em um único sentido não permitindo que este retorne fechando-se quando o gradiente pressórico se inverte. O que regula a abertura e fechamento das valvas são as pressões dentro das câmaras cardíacas. É essencial para os profissionais da saúde o conhecimento da localização de cada uma delas.

Nas valvas atrioventriculares há um alto grau de superposição dos folhetos quando a válvula está fechada. As cordas tendinosas, que se originam dos músculos papilares, se prendem às bordas livres das válvulas e impedem sua eversão durante a sístole ventricular.

Os movimentos da valva mitral, durante o ciclo cardíaco, podem ser mostrados em ecocardiogramas.

As válvulas semilunares impedem a regurgitação do sangue para os ventrículos após a sístole ventricular, porque num breve período de inversão de fluxo as cúspides são abruptamente aproximadas pelo sangue.

À esquerda a valva mitral localiza-se entre o átrio ou aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo, tem sua circunferência variando entre 8 e 10 cm, apresentando duas cúspides; à direita a valva tricúspide está entre o átrio ou aurícula direita e o ventrículo direito. O perímetro da valva tricúspide varia normalmente de 10 a 12 cm. Entre o ventrículo esquerdo e a aorta encontra-se a valva aórtica e entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar há a valva pulmonar.

As valvas pulmonar e aórtica permitem que o sangue vá do ventriculo para a artéria, mas não permitem que o sangue reflua para trás da artéria para o coração:

Na diástole o coração está relaxado, abrem-se as cavidades cardíacas, entra o sangue nos átrios e depois nos ventrículos, mas não reflui o sangue para trás da artéria para coração porque as valva pulmonar e aórtica estão fechadas nesse momento.

Na sístole o coração se contrai e o sangue deve ir dos ventrículos para as artérias, então as valvas pulmonar e aórtica estão abertas, O sangue não reflui para trás em direção ao átrios porque na sistole ventricular as valvas triscúspide e mitral se fecham.

(1) tecido conjuntivo ou tecido conectivo é caracterizado por células em baixa quantidade, separadas por uma grande quantidade de substância intersticial (ou intercelular), produzida pelas próprias células do tecido. Tem como função o estabelecimento e manutenção da forma do corpo, a ligação entre os demais tecidos e o preenchimento dos órgãos.


Os ventrículos estão separados dos átrios por valvas que, além das cúspides, têm um tecido fibroso fino porém forte. Chamado cordae tendinae, estas fibras prendem as valvas às paredes ventriculares. Quando os ventrículos se contraem, pequenos músculos em suas paredes, chamados músculos papilares, empurram as cordas, que agem como fios guia e controlam o fechamento dos folhetos da valva, evitando de se abrirem.

Nenhum comentário:

Powered By Blogger
Powered By Blogger