domingo, 23 de março de 2008

A PEQUENA E A GRANDE CIRCULAÇÃO

O lado direito do coração ocupa-se com o sangue desoxigenado ou sangue venoso enquanto que o lado esquerdo se encarrega do sangue oxigenado.

Na figura ao lado, o coração acha-se colorido em duas cores: azul e vermelho. O lado direito, em azul, é o percurso do sangue venoso no coração; o lado esquerdo, em vermelho, é a trajetória do sangue arterial

O sangue retorna do corpo sem oxigênio ou desoxigenado vindo da parte superior do corpo (tronco e membros superiores) e da parte inferior (membros inferiores) através do sistema venoso e penetra no coração através do átrio direito por meio das veias cavas superior (que traz sangue principalmente das partes do corpo que ficam acima do coração e tórax - músculos) e inferior(que traz sangue principalmente das partes do corpo que ficam abaixo do coração).

Daí, ou seja, do átrio direito o sangue é bombeado para o ventrículo direito. Cada vez que o ventrículo direito se contrai, arremessa o sangue, através da artéria pulmonar, a qual se bifurca, mandando um ramo para cada pulmão. Esses ramos vão se transformando em capilares, os quais depois espalhados pelos pulmões, em contato íntimo com as paredes alveolares, vão se reunindo, formando vasos cada vez maiores que terminam em quatro veias pulmonares que irão desembocar no átrio esquerdo.

Nos pulmões, o sangue é enriquecido com oxigênio e o dióxido de carbono é descartado. Essa é a chamada pequena circulação realizada entre o coração e os pulmões; tem como finalidade transformar o sangue venoso em sangue arterial. A troca gasosa entre o ar que respiramos e o sangue acontece nos capilares pulmonares. Suas paredes atuam como filtros permitindo que as moléculas de gás a atravessem mas não as moléculas de fluido.
O dióxido de carbono e os produtos tóxicos são removidos do sangue nas artérias pulmonares através das paredes capilares e deixam o corpo através da boca e nariz.
O sangue a que o oxigênio foi assimilado retorna dos pulmões para o coração através das 4 veias pulmonares para o átrio esquerdo, que se contrai e envia o sangue oxigenado ou arterial para o ventrículo esquerdo.
O ventrículo esquerdo, a principal câmara propulsora do coração, ejeta o sangue através da aorta para a principal rede circulatória. Devido enviar sangue para todo o corpo, este ventrículo trabalha mais duramente do que as outras câmaras; como resultado, suas paredes podem 2 ou 3 vezes mais espessas do que as do ventrículo direito.

Estes vasos sangüíneos e suas ramificações transportam sangue arterial ou oxigenado a todas as partes do corpo na chamada grande circulação ou circulação sistêmica.


=>do corpo para o corpo / do coração para o corpo

=>do coração para os pulmões / dos pulmões para o coração

=>do coração para o corpo / do corpoa para o coração


Na circulação pulmonar, os papéis das artérias e veias são o oposto do que é na circulação sistêmica. O sangue nas artérias têm menos oxigênio, enquanto que o sangue nas veias é oxigenado.
FONTES DAS IMAGENS:
http://bioweb.wku.edu/courses/BIOL115/Wyatt/Anatomy/Heart/Heart.htm

Nenhum comentário:

Powered By Blogger
Powered By Blogger