sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CAMADAS DO CORAÇÃO


O coração está envolvido pelo pericárdio, um saco membranoso fino que tem duas camadas (como se fosse um saco de celofane): uma camada visceral em contato com o coração e outra camada externa parietal. O pericárdio se estende para cobrir as raízes dos principais vasos sangüíneos.


A camada interna do pericárdio está ligada ao músculo cardíaco, enquanto que a camada externa, conectada por ligamentos à coluna vertebral, o diafragma e outras estruturas corporais, mantém o coração firmemente no lugar. As camadas são separadas por 20 a 30 ml de líquido seroso, que permite que o coração se mova livremente dentro do pericárdio além de proteger o órgão de trauma e atrito.

A parede do coração, tecido muscular especializado, consiste de três camadas tissulares:

a) epicárdio, fina, camada externa serosa;

b) miocárdio, espessa, camada muscular média. É um músculo estriado cujo controle é involuntário, ou seja, não sofre controle direto do sistema nervoso central. Possui fibras interligadas, denominadas de sincício, contraindo-se e relaxando-se de forma coordenada;

c) endocárdio, camada interna lisa que entra em contato com o sangue. Formado por tecido epitelial, que forra o coração e os grandes vasos, cobrindo todas as irregularidades das paredes internas e formando as valvas ou válvulas.

FONTE DO TEXTO:
ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA. 2.ed. Guanabara Koogan. v.1.

ARONE, E.M.; PHILIPI, M.L.S. Enfermagem médico-cirúrgica aplicada ao sistema cardiovascular. 6.ed.rev. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

FONTE DA IMAGEM:

Um comentário:

Unknown disse...

Cardiologia é muito interessante! Quando eu vejo esses artigos, não consigo não parar e ler... é simplesmente fantástico.

Powered By Blogger
Powered By Blogger