sábado, 7 de junho de 2008


O SANGUE

É um fluido mantenedor da vida que ajuda a manter um ambiente ótimo dentro do corpo proporcionando um suprimento constante de nutrientes a partir do mundo exterior e removendo produtos tóxicos dos tecidos como a uréia e o ácido úrico, que devem ser eliminados pelos rins assim como o gás carbônico que deve ser expelido pelos pulmões.


Em indivíduos adultos, suas células são produzidas na medula dos ossos, primariamente de ossos curtos e chatos como as costelas, o esterno, as vértebras, os quadris, o crânio bem como as extremidades dos ossos longos dos membros superiores e inferiores.

A quantidade total de sangue de um adulto é de aproximadamente 1/13 do peso total. Portanto, uma pessoa de 80kg tem aproximadamente 6 litros de sangue. A quantidade varia de acordo com a idade, o sexo, a musculatura, atividade física, etc. Em estados patológicos, o volume pode aumentar ou diminuir.

Tipos de células no sangue

O sangue tem dois componentes principais: células de vários tipos - hemácias, leucócitos e plaquetas e uma solução chamada plasma, na qual as células estão suspensas.

A grande maioria das células sangüíneas são eritrócitos ou células sangüíneas vermelhas;

# são células em forma de disco, sem núcleo, cuja principal característica é possuírem hemoglobina, pigmento responsável pelo transporte do oxigênio para as outras células do organismo e o retorno com o gás carbônico que deve ser eliminado;

# ultrapassam as células sangüíneas brancas em cerca de 700 para 1 no adulto saudável. São as que aparecem em maior número no sangue, na proporção aproximada de 4 milhões por milímetro cúbico no homem; 4,8 milhões na mulher; no recém-nascido pode variar entre 5 a 6 milhões.

# Possuem grande elasticidade, podendo deformar-se temporariamente a fim de passar pelos mais finos capilares.
# Elas contêm o pigmento vermelho hemoglobina, uma proteína complexa arranjada em torno do ferro que carrega oxigênio e libera-o aonde quer que seja necessário. Assim, sua função é transportar o oxigênio dos pulmões para as células de todo o organismo e eliminar o dióxido de carbono (CO2) das células, transportando-o para os pulmões.

# As células vermelhas são menores do que as células brancas.

# São formadas principalmente na medula óssea , fígado e baço; vivem três a quatro meses. Elas são criadas a uma velocidade de 8 milhões por segundo para manter o suprimento constante. Possuem um tempo de vida muito limitado. Em torno de 120 dias em média, se desintegram.

# As células sangüíneas brancas são chamadas leucócitos. Há diversos tipos, que variam de tamanho e forma, mas todas compartilham a função de defender o corpo contra uma ampla variedade de organismos invasores - bactérias, fungos, etc. Elas são produzidas em quantidades aumentadas em resposta à infecção. As células brancas incluem fagócitos, que engolfam bactérias com movimento amebóide e vários tipos de linfócitos, tais como as células B e T que estão envolvidas na resposta imune. As células B produzem anticorpos ou imunoglobulinas, que são proteínas secretadas específicas para moléculas estranhas ou proteínas bacterianas. As células T coordenam a resposta imune e as células T killer matam diretamente que são infectadas com patógenos intracelulares ou que são aberrantes (tais como células malignas).

As plaquetas são na verdade fragmentos de células com formato de disco que, junto com substâncias especiais no plasma, desencandeiam o mecanismo de coagulação sangüínea e previnem uma perda incontrolável de sangue quando os vasos sofrem dano.

O PLASMA
É um fluido amarelado que consiste de 90% de água e vários sais, glicose, colesterol, proteínas, etc. Proteínas no plasma realizam uma ampla variedade de funções, tais como transportar moléculas de nutrientes para atuar como anticorpos na resposta imune. Em suspensão, estão substâncias tais como colesterol e triglicerídios.

FONTES DAS IMAGENS:

Nenhum comentário:

Powered By Blogger
Powered By Blogger