sexta-feira, 6 de junho de 2008

CIRCULAÇÃO SISTÊMICA

AS ARTÉRIAS E OS CAPILARES

O sangue que foi oxigenado nos pulmões - de cor vermelha brilhante - é bombeado para fora do coração através da aorta, a maior artéria do corpo que mede aproximadamente 2,54 cm de diâmetro. As artérias coronárias, que fornecem sangue ao próprio coração, dividem-se na aorta pouco acima da valva aórtica. A aorta arqueia-se para cima a partir do ventrículo esquerdo para a parte superior do peito, desce então para o peito em direção ao abdômen. Forma o principal tronco da parte arterial da circulação, que se divide em numerosas artérias que entregam sangue rico em oxigênio em vários tecidos.

As artérias depois se subdividem em tubos menores, as arteríolas, que por sua vez se dividem em vasos ainda menores, os capilares. Enquanto as paredes dos vasos sangüíneos de grande e médio tamanho são constituídos por uma camada de tecido conectivo e células musculares com um revestimento interno muito fino chamado endotélio, as paredes dos capilares consistem de endotélio.

A maioria dos vasos capilares tem a espessura para a passagem de uma só célula, e algumas vezes o sangue que flui através desses vasos consiste de uma única célula sangüínea de cada vez. É nos capilares que ocorre a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos. Através das paredes dos capilares, o sangue repassa oxigênio e os nutrientes e recolhe o dióxido de carbono e produtos tóxicos.

Uma grande parte dos detritos é extraída do sangue quando este flui através dos rins, onde o plasma - um componentte do sangue - infiltra-se através das paredes dos capilares dos rins por meio do mecanismo de excreção. A maior parte do fluido é reabsorvido na corrente sangüínea; uma fração de uma proporção, junto com os detritos, é removida do corpo como urina, que se acumula num índice de cerca de 1/4 por dia num adulto saudável.

A pressão sangüínea no lado arterial do sistema circulatório é relativamente alta, mas diminui quando as artérias se dividem em arteríolas e capilares. No lado venoso, a pressão sangüínea é relativamente baixa. A diferença na pressão contribui para a força propulsora que impulsiona o sangue através do sistema circulatório.

FONTE DA IMAGEM:

http://www.msd-brazil.com/msd43/m_manual/images/img_aorta.gif

http://www.aula2005.com/html/cn3eso/09circulatorio/circulatgran3es.jpg

PESQUISAR SITE www.aneurismas.com

Nenhum comentário:

Powered By Blogger
Powered By Blogger