sábado, 7 de junho de 2008

ARTÉRIAS E VEIAS CORONÁRIAS


Devido o coração nunca descansar enquanto supre de sangue o resto do corpo, ele realmente trabalha mais arduamente do que qualquer outro músculo no corpo e necessita de um suprimento sangüíneo muito maior do que outros músculos. O coração fornece sangue para si próprio através de duas artérias coronárias, a direita e a esquerda, que saem da aorta cerca de 1 cm e meio acima da valva aórtica e contornam o exterior do coração. Ambas as artérias localizam-se em sulcos no exterior do músculo cardíaco e dividem-se num sistema de vasos menores e capilares que suprem as fibras musculares. Após liberar oxigênio nos capilares, o sangue flui através das veias coronárias e drena diretamente no átrio direito, onde se junta ao sangue venoso do resto do corpo.

Quando o coração está trabalhando mais arduamente do que o normal, as artérias coronárias dilatam-se para aumentar o suprimento de oxigênio para o músculo cardíaco. Quando o suprimento sangüíneo é insuficiente para atender às necessidades aumentadas em oxigênio e nutrientes e para tirar materiais tóxicos, o coração dói, como outros músculos poderiam doer por causa de um trabalho excessivo. A falta de oxigênio estimula as células nervosas e observa-se a dor no peito ou angina pectoris. Entretanto, ao contrário dos outros músculos do corpo, o coração não pode parar para descansar sem conseqüências devastadoras.

FONTES DAS IMAGENS:

http://www.incl.rj.saude.gov.br/incl/imagens/art_coronarias.gif
http://www.portalesmedicos.com/images/publicaciones/infarto_agudo_miocardio/iam_arterias_coronarias.jpg http://www.unb.br/fs/clm/labcor/coronaria03.jpg

Nenhum comentário:

Powered By Blogger
Powered By Blogger