sábado, 5 de abril de 2008

VASOS SANGÜÍNEOS

As artérias e as veias são vasos formados pelo mesmo tecido, porém em proporções diferentes.

=> ARTÉRIAS = as paredes intermediárias são mais grossas pois transportam sangue sob grande pressão, oriundo de cada batimento cardíaco.

Representação das camadas arteriais:
(A), túnica íntima;
(B), lâmina elástica interna;
(C), tunica media;
(D), lâmina elástica externa;
(E), túnica externa.




=> VEIAS = são menos elásticas e resistentes, suas paredes são mais finas, quase flácidas. Nas veias das pernas, o sangue se movimenta com a ajuda dos músculos da panturrilha que, com os movimentos musculares, "massageiam" as veias, empurrando o sangue de volta para o coração.






=> CAPILARES = o vasos extremamente delgados, originados pelas sucesivas ramificações de artérias e veias, que unem o final das artérias con o principio das veias. Suas paredes são tão delgadas que permitem o intercâmbio de gases nos pulmões, a entrada de nutrientes no intestino e a saída dos produtos de excreção nos rins.



sexta-feira, 4 de abril de 2008

A CIRCULAÇÃO

O sistema circulatório é uma rede intrincada de vasos que suprem sangue para todos os tecidos e órgãos. A parte da rede que entrega sangue para todas as partes do corpo exceto os pulmões é chamada circulação sistêmica, enquanto o fluxo de sangue através dos pulmões é referido como a circulação pulmonar.
O sangue que leva oxigênio e nutrientes a cada célula do corpo viaja milhares de quilômetros através de artérias, veias e capilares que formam a extensa rede de tubos flexíveis e ocos do sistema circulatório. No total, o comprimento desta rede é de cerca de 96 km - o suficiente para dar mais de duas voltas em torno da Terra.

As artérias e os demais vasos são formados pelo mesmo tecido, porém em proporções diferentes.

FONTE DA IMAGEM:

http://www.spacetoday.org/images/SolSys/Earth/EarthBlueMarbleWestTerra.jpg

Powered By Blogger
Powered By Blogger