sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

CAMADAS DO CORAÇÃO


O coração está envolvido pelo pericárdio, um saco membranoso fino que tem duas camadas (como se fosse um saco de celofane): uma camada visceral em contato com o coração e outra camada externa parietal. O pericárdio se estende para cobrir as raízes dos principais vasos sangüíneos.


A camada interna do pericárdio está ligada ao músculo cardíaco, enquanto que a camada externa, conectada por ligamentos à coluna vertebral, o diafragma e outras estruturas corporais, mantém o coração firmemente no lugar. As camadas são separadas por 20 a 30 ml de líquido seroso, que permite que o coração se mova livremente dentro do pericárdio além de proteger o órgão de trauma e atrito.

A parede do coração, tecido muscular especializado, consiste de três camadas tissulares:

a) epicárdio, fina, camada externa serosa;

b) miocárdio, espessa, camada muscular média. É um músculo estriado cujo controle é involuntário, ou seja, não sofre controle direto do sistema nervoso central. Possui fibras interligadas, denominadas de sincício, contraindo-se e relaxando-se de forma coordenada;

c) endocárdio, camada interna lisa que entra em contato com o sangue. Formado por tecido epitelial, que forra o coração e os grandes vasos, cobrindo todas as irregularidades das paredes internas e formando as valvas ou válvulas.

FONTE DO TEXTO:
ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA. 2.ed. Guanabara Koogan. v.1.

ARONE, E.M.; PHILIPI, M.L.S. Enfermagem médico-cirúrgica aplicada ao sistema cardiovascular. 6.ed.rev. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2006.

FONTE DA IMAGEM:

FUNÇÕES DO CORAÇÃO

As principais funções do coração são:

o fornecimento de oxigênio ao organismo e

a eliminação de produtos metabólicos (dióxido de carbono) do organismo.

Em resumo, o coração realiza essas funções através da coleta do sangue com baixa concentração de oxigênio do organismo e do seu bombeamento para os pulmões, onde ele capta oxigênio e elimina o dióxido de carbono. Em seguida, o coração recebe o sangue rico em oxigênio dos pulmões e o bombeia para os tecidos do organismo.

FONTE DO TEXTO:

http://www.msd-brazil.com


CORAÇÃO


LOCALIZAÇÃO

Dois terços (2/3) do coração estão localizados ligeiramente à esquerda do centro do peito e 1/3 à direita, encaixado entre os dois pulmões, em um espaço chamado mediastino, no interior da caixa torácica, apóia-se no diafragma, atrás do osso esterno.


FONTES DAS IMAGENS:




CORAÇÃO
# O coração é o órgão central do sistema circulatório, pois realiza a principal função do sistema: bombear sangue para todos os tecidos do organismo.

# O músculo responsável por bombear sangue é denominado miocárdio (myo significa "músculo", cardio significa coração). Embora o miocárdio seja a força propulsora da circulação, seria incapaz de atuar como bomba se não existissem outros componentes associados a ele, para transformá-lo em um sistema cardiovascular: as valvas, os vasos coronarianos, o sistema de condução elétrico, as artérias e veias distribuídas pelo organismo e o pericárdio (uma estrutura em forma de saco, que envolve o coração).


# Trata-se de um órgão muscular oco, pouco maior do que uma mão fechada.


# Tem formato cônico. O ápice (a ponta do coração) aponta para baixo e para a esquerda.


# Tem cerca de 12 cm de tamanho, 8-9 cm de largura, tendo aproximadamente o tamanho de um punho.


# O peso médio do coração humano feminino é cerca de 250 gramas e do masculino é de 280 gramas.

# O coração corresponde a menos de 0,5 por centro do peso total do corpo humano.


fonte da imagem:
O CORAÇÃO

É o órgão central do sistema cardiovascular;

Primeiro órgão a se formar no feto, surge por volta da terceira semana após a concepção, junto com um sistema circulatorio ainda primitivo. Na quarta semana gestacional, já é possível ouvir seus primeiros batimentos.

É um órgão muscular oco; o coração adulto é pouco maior do que uma mão fechada; funciona como uma bomba hidráulica elétrica.
fonte da imgem:
Powered By Blogger
Powered By Blogger